terça-feira, 8 de setembro de 2009

Definições

- Ziraldo, pra você, o que é o humor?

- O Humor é uma arte, porra! A arte de descobrir a verdade, utilizando do homem sua capacidade de inventar. O Humor é essencialmente criativo. O Humor é uma forma não linear de se descer ao fundo das coisas, de buscar e entender sua essência e revelá-la de maneira não convencional. Filho, há mil maneiras de se descer ao fundo das coisas e revelá-las de maneira não convencional. Mas, isto será sempre uma descoberta. No Humor essa revelação é sempre criativa. Não há Humor sem invenção, Gabriel!
O Humor é uma ciência. Num estudo sobre o Riso feito numa época em que a Comunicação de Massa não tinha dado ao Humor a relevância que ele tem hoje, o filósofo francês – prêmio Nobel de literatura – Henri Bergson dizia que o Humor é a transposição do moral para o científico. “O Humor se realiza através dos termos concretos, dos detalhes técnicos e dos fatos precisos”. Quanto à Ironia – ele disse – ela não é uma ciência, mas contrapondo-a ao Humor, ainda nos permite entrever o aspecto científico do Humor: a ironia enuncia o que deveria ser fazendo crer que assim é na realidade. Já o Humor é uma descrição minuciosa do que é, fazendo crer que assim deveria ser. Complicado, né?
Assim: em síntese ele é a transposição do ideal para o real. Para outro francês, o Professor Robert Escarpit, da Universidade de Bordeaux, “o Humor coincide com as formas superiores do pensamento dialético, vindo a ser uma filosofia”. Gênio!
O humor é um estado de ser. É uma posição de espírito (e não uma disposição do espírito como se lerá em dicionários) que permite uma visão especial da vida. Ainda Bergson (ou será que fui eu mesmo que descobri?): “A filosofia vai ao coração da matéria através de uma pesquisa metodológica. O Humor chega lá por pura intuição”.
O verbete da Enciclopédia Britânica diz que é da natureza do humor um não-engajamento, um não-compromisso com o seu objeto. Em outras palavras, o Humor não pode se deixar envolver pelo seu tema, nem se apaixonar por ele, nem comprometer-se com ele. Entendeu, porra?!
O Bergson fala: “O Humor desce ao fundo do objeto de sua preocupação, anotando suas particularidades, mas com uma indiferença cada vez mais fria”. O Humor não admite ismos. É impossível ver o lado humorístico de um problema na medida em que você está envolvido por ele. A paixão transformará inevitavelmente o Humor em luta. Mas aí é outro papo...Flamengo joga quando?

Nenhum comentário:

Postar um comentário